> Editorial  
  > Notícias Recentes  
  > Arquivo de Notícias  
 
 
 
// Notícias
 
Encontro sobre Objetivos do Milênio reúne 1.900 jovens
 
Fonte: Fiepr
 

Mais de 1.900 alunos de 7ª e 8ª séries da rede pública e do Colégio Sesi Ensino Médio, de Curitiba, participaram nesta quarta-feira (23), no Cietep, de Círculos de Diálogo  sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

 

Promovidos pelo Movimento Nós Podemos Paraná, junto com o Sesi e o Senai Paraná, os encontros tiveram a participação do vocalista da Banda Detonautas, Tico Santa Cruz, que falou aos jovens sobre o Grupo Voluntários da Pátria, criado por sua banda e que atua na conscientização política sobre questões prioritárias para o País. Recebido com muita vibração pelos estudantes, Tico ressaltou a importância do engajamento de todos no esforço pelo alcance dos Objetivos do Milênio.

"É preciso comprometimento. A gente pode mudar o Brasil, basta ter consciência e fazer a sua parte nas escolas, na família, nos bairros", afirmou ele. Os ODM são grandes metas pactuadas pela ONU e 189 países, no ano 2000, para priorizar a eliminação da fome e extrema pobreza até 2015. O Movimento Nós Podemos Paraná, que é articulado pelo Sistema Fiep, atua na mobilização e articulação da sociedade em torno de ações relacionadas aos ODMs e que possam alavancar o desenvolvimento local.

"Estamos convidando os jovens a participarem com ênfase das ações voltadas aos objetivos do milênio", disse Rodrigo Rocha Loures, presidente do Sistema Fiep. "Os jovens devem ser os agentes da educação do futuro", afirmou ele. 

Mobilização - Os 1200 alunos de escolas públicas reunidos no Cietep integram o projeto Sesi/Senai na escola  Indústria Itinerante. O projeto, voltado para alunos de 7ª e 8ª séries da rede pública, incentiva ações de orientação profissional, focadas em valores "O trabalho realizado por estes alunos será um grande instrumento de mobilização em prol dos Objetivos do Milênio. destacou o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures.

Já para os alunos do Colégio Sesi Ensino Médio, a proposta é mais ampla. Eles estão sendo preparados para serem disseminadores do tema Objetivos do Milênio junto a jovens de escolas públicas, de todo o Estado. O Círculo de Diálogo desta quarta-feira, que reuniu cerca de 700 alunos de unidades da escola de Curitiba, abriu a série de encontros, que acontecerá em todas as regiões do Paraná.

"O nosso convite é para que os alunos do Colégio Sesi se convertam em agentes de ação de um amplo programa que busca a construção de um mundo melhor", disse o presidente do Sistema Fiep.

Nesta quinta-feira (24), o Círculo de Diálogo acontece em São José dos Pinhais, com alunos das unidades do Colégio Sesi da região metropolitana de Curitiba. A partir de julho, haverá encontros em Londrina e Apucarana (Norte), Maringá (Noroeste), Ponta Grossa e Guarapuava (Campos Gerais) e Cascavel e Pato Branco (Oeste e Sudoeste).

"Além de diálogo e reflexão sobre os Objetivos do Milênio, os alunos estão sendo convidados a participarem de uma Oficina de Aprendizagem sobre este tema", explicou a gerente de operações inovadoras do Colégio Sesi, Lilian Luitz. A Oficina busca desenvolver tecnologia social, para que os jovens possam, eles próprios, realizarem ações relacionadas aos Objetivos do Milênio e também promoverem Círculos de Diálogos com alunos de escolas públicas de suas respectivas cidades. Nos Círculos de Diálogo, os participantes são estimulados a refletirem sobre a realidade e proporem projetos e iniciativas capazes de mudar a realidade local.

 
Saiba mais sobre o movimento Nós Podemos Paraná:
/www.fiepr.org.br/nospodemosparana/
 
 
   
 
 
copyright © unapmif |