> Editorial  
  > Notícias Recentes  
  > Arquivo de Notícias  
 
 
 
// Editorial
 
Setembro 2011
 

A PAZ É A FAMÍLIA QUEM FAZ!

“A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família.”
(Léon Tolstoi)

 

Falar de família é referir-se às necessidades básicas, quais sejam: afetiva, intelectual, material, espiritual, relacional, nutricional e social. E, não há como dissociar a família da paz, pois conforme o tema escolhido em comemoração ao Dia Internacional das Famílias: “A PAZ É A FAMÍLIA QUEM FAZ!”. Entendendo que, para a conquista da paz, tanto interior, quanto social, é necessário ser feliz. Assim, bem definiu Márcia de Luca (especialista em ioga/meditação e ayurveda): “Só quem tem paz é saudável e feliz. Quem é feliz respeita a si, aos outros e a todo ser vivo”.


De fato, a felicidade fortalece nossa saúde. Entenda-se saúde não como ausência de doença, e sim um estado superior que envolve o bem estar em todos os aspectos da vida: físico, social e psicológico. A especialista ainda orienta criar uma realidade de poder à nossa volta, para nos fortalecermos, bem como estarmos convictos de que somos protagonistas de nossa história.  Não percamos de vista a paz interior que é o alicerce para a convivência humana.


Fernanda Richa, quando da criação da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, bem discorreu: “A Família é a essência.” E, essa deve ser efetivamente o foco das políticas públicas. É sabido que nossas famílias devem ser: fontes de vida, e como tal, dependendo das circunstâncias: ninhos para aconchegar, fortalezas para proteger, escolas para ensinar. A estrutura/desustrutura familiar desencadeiam nessa ordem: a solução e crise de seus membros. Como canta e encanta o Padre Zezinho na Oração da Família : “Que a família comece e termine sabendo onde vai... que eles vivam do ontem, no hoje e em função de um depois.”                              

 

 
 

Presidente 
Luciane Munhoz D’Alecio


Setembro, 2011

 

 
Edições Anteriores
 
> Editorial: Março de 2013
> Editorial: Setembro de 2011
> Editorial: Junho de 2011
> Editorial: Março de 2011
> Editorial: Janeiro de 2008
> Editorial: Setembro / Outubro de 2007
> Editorial: Setembro de 2007
> Editorial: Julho de 2007
> Editorial: Fevereiro de 2007
> Editorial: Novembro / Dezembro de 2006
> Editorial: Setembro de 2006
> Editorial: Agosto de 2006
 
 
 
   
 
 
copyright © unapmif | webdesign hiroshi homma ®