> Editorial  
  > Notícias Recentes  
  > Arquivo de Notícias  
 
 
 
// Editorial
 
Junho 2011
 

Empreender é necessário!

“Você pode sonhar, criar, desenhar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo. Mas é necessário ter pessoas para transformarem seu sonho em realidade.” Walt Disney

É inegável o papel que as organizações e o Poder Público exercem sobre toda a sociedade.


No dia 19/05/2011 ( I Encontro de Produtos Sociais e II Encontro Microrregional de Mulheres Empreendedoras) em Ubiratã, tivemos um claro exemplo dessa união com a presença da Dra Deisi Kustra (Presidente da World Family Organization) e 1ª Dama do Estado do Paraná – Fernanda Richa.

Na oportunidade, em comemoração ao Dia Internacional das Famílias, foi apresentado o Projeto “Arte que Constrói” do Programa Inserir, Profissionalizar e Empreender, desenvolvido pela Secretaria de Ação Social do município em parceria com várias entidades: EMATER, ADAMOP, ADAMA, SESI/SENAI, SESC, SEBRAE, PROVOPAR, UNAPMIF, WFO, Faculdade Dom Bosco, Associação Comercial, Conselho da Mulher Executiva, SETP, Clubes de Serviços, Entidades Religiosas, Cooperativas, Sindicatos, Sociedade civil, Instituições financeiras e Instituto COMSOL.


A proposta de trabalho alinhava-se à UNAPMIF/WFO e Sistema FIEP (Movimento Nós Podemos PR) buscando alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio elaborados pela ONU contemplando as metas: 1, 3, 7 e 8, consistindo em articular ações de inclusão produtiva, especialmente para mulheres, como forma de emancipação e sustentabilidade. A inserção de beneficiárias da assistência social ocorre no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) onde as mesmas são submetidas a uma equipe multidisciplinar e direcionadas à qualificação profissional (cursos) – obedecendo suas habilidades pessoais. 
A partir da qualificação as artesãs confeccionam peças artesanais, hoje, denominado Produto Social, na linha de patchwork.

O sucesso do Projeto se dá com a comercialização dos produtos realizada pelo PROVOPAR Ubiratanense em Feiras e Eventos Municipais/Estaduais/Nacionais: Ong Brasil, Festa do Carneiro no Buraco, COMCAM Fest, Expobira, Festa do Padroeiro, Encontro de Microregional de Mulheres...
Além de elevar a autoestima das mulheres, os produtos sociais têm trazidos ótimos resultados financeiros.

Com relação à capacidade empreendedora das pessoas, meu livro de cabeceira é “Conexões empreendedoras” de Renato Fonseca de Andrade onde encontrei o melhor conceito de empreendedor: “ser empreendedor é expressar a capacidade de articular recursos para concretizar propósitos”.
No início do livro apaixonei-me pela leitura, identificando com os dizeres e sentimento do autor, os quais peço “vênia” para transcrever:  “O contato direto com pessoas é sempre uma experiência enriquecedora. A medida que se relacionam, as pessoas agem e reagem e dão suas contribuições individuais umas para as outras. Concordam, discordam e o mais importante – fazem perguntas, revelam dúvidas e expõem inquietações. A parte mais criativa: abrir a cabeça para novas perspectivas de empreendedorismo.
As dúvidas das pessoas são sempre parecidas (independente do público). Querem saber o que é ser empreendedor, quais os passos certos e diretos para o sucesso e admitem ter medo de se arriscar.”

Acerca do artesanato e pessoas (características dos artesãos), são dignas de menção os dizeres de Otávio Paz: “Falar de artesanato é falar mais de pessoas, do que de objetos, pois, o produto resultante do trabalho artesanal é um produto “com alma”, onde estão presentes: o saber, a arte, a criatividade e a habilidade”.

Ao participar de vários Encontros e Palestras a sinergia criada com o público deixa-me com o mesmo sentimento do autor: “saio com a sensação positiva de ter ajudado alguém a abraçar seu próprio projeto e levo comigo a motivação para continuar em busca de novas respostas sobre a ação empreendedora.”

Queridos filiados e leitores fica uma dica: “Se vocês podem sonhar....Vocês podem fazer!!! Acreditem!!!                                                                            

 

 
 

Presidente 
Luciane Munhoz D’Alecio


Junho, 2011

 

 
Edições Anteriores
 
> Editorial: Junho de 2011
> Editorial: Março de 2011
> Editorial: Janeiro de 2008
> Editorial: Setembro / Outubro de 2007
> Editorial: Setembro de 2007
> Editorial: Julho de 2007
> Editorial: Fevereiro de 2007
> Editorial: Novembro / Dezembro de 2006
> Editorial: Setembro de 2006
> Editorial: Agosto de 2006
 
 
 
   
 
 
copyright © unapmif | webdesign hiroshi homma ®