> APMIs em Ação  
  > Notícias Recentes  
  > Arquivo de Notícias  
 
 
 
// APMIs em Ação
 
13/06/2014
 

Relatório 2013

Com projetos sociais, APMI Rolândia promove melhorias na vida das famílias de Rolândia

Desde 1949, a APMI Rolândia trabalha para a promoção e assistência das famílias do município. Realiza programas sociais e educativos e desenvolve projetos para a qualificação de mão de obra e geração de renda.

A APMI objetiva a valorização do indivíduo e das famílias, promovendo e viabilizando alternativas de inclusão social e melhoria na condição de vida. Para que esses objetivos se concretizassem, no ano de 2013, a APMI atuou fortemente com três projetos sociais.

O Clube de Mães Clarice Pedroso, atendeu 22 mulheres gestantes de baixa renda em 2013, com o intuito de oferecer orientações socio-educativas como cuidados com o bebê e gestação saudável. As mulheres ainda tiveram a oportunidade de confeccionar enxovais para os futuros bebês.

Nos encontros que aconteciam semanalmente, as mulheres tinham a assistência de uma psicóloga e uma assistente social. Nesses encontros também compartilhavam com as outras grávidas dúvidas e experiências sobre a gestação. De acordo com o relatório 2013 da APMI Rolândia, o projeto Clube de Mães Clarice Pedroso proporciona às gestantes carentes, apoio e motivação para buscar seu espaço na sociedade.


Outro projeto desenvolvido pela APMI é o Centro de Promoção Humana Odette Elisa Godoy. Esse projeto desenvolve oficinas para cidadãos de baixa renda, promovendo um espaço de aprendizado e oferecendo alternativas para geração de renda para as famílias.

Foram atendidas 182 pessoas que aprenderam técnicas de culinária e artesanato com as oficinas oferecidas. Além de possibilitar uma alternativa de renda, o espaço também propicia a socialização, o diálogo e o estreitamento de relações, contribuindo para o bem estar de todos

O Centro de Educação e Aprendizagem Dona Martinha (CEAR) atendeu jovens e adolescentes de baixa renda entre 14 e 16 anos, visando a formação técnica e profissional. Em 2013, 135 jovens participaram do programa que oferecia qualificação e inserção no mercado de trabalho.


Os jovens encontram muitas dificuldades para conseguir o primeiro emprego, e esses obstáculos são ainda maiores para os de baixa renda que muitas vezes abandonam os estudos e exercem trabalhos informais.


Segundo o relatório elaborado pela APMI Rolândia, o Projeto CEAR mudou em 2013 a realidade de muitos jovens do município. O projeto capacitou esses jovens, inseriu-os no mercado de trabalho e promoveu melhoria na renda das famílias e a permanência na escola.

Com esses três projetos, a APMI Rolândia conseguiu promover inúmeras mudanças na vida de muitos cidadãos e famílias da cidade. Desenvolveu projetos plurais que impulsionam o desenvolvimento social e econômico, garantindo melhorias na vida de todos.
 
 
 
   
 
 
copyright © unapmif