> APMIs em Ação  
  > Notícias Recentes  
  > Arquivo de Notícias  
 
 
 
// APMIs em Ação
 
17/06/2014
 

APMI Cruzeiro do Oeste Desenvolveu em 2013 Ações para Alcançar as Metas do Milênio

O Lar da Menina – Ação Getuliense Nossa Senhora da Salete, filiada à Unapmif desenvolve ações de “Serviço de Proteção Social Básica” e “Promoção de Convivência e Fortalecimento de Vínculos”.

Foi fundada em 1967,  com o objetivo de atender meninas em situação de risco e proporcionar espaço para o desenvolvimento integral, oferecendo alimentação saudável, cuidados com higiene e orientação educativa. Pouco tempo depois, também atendia os meninos do município.

As ações do Lar da Menina em 2013 focaram seus objetivos no estreitamento das relações entre a entidade e as famílias, promovendo encontros para formação, debate de ideias, troca de experiências, conhecimento e informação.

A escola de Educação Infantil Favinho de Mel, mantida pela entidade, atende crianças de 0 a 6 anos. Em 2013 promoveu encontros com as famílias com o objetivo de trabalhar temas como os primeiros cuidados dos bebês, desenvolvimento infantil e formas de manifestação das crianças. Os encontros que aconteciam mensalmente estreitavam os vínculos entre as famílias e os profissionais (um psicólogo e um assistente social) que coordenavam o grupo abrindo espaço para escuta, diálogo e troca de conhecimento.

Nessa mesma perspectiva, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, também desenvolveu atividades para crianças de 6 a 12 anos e suas famílias.  Com foco para a formação e participação cidadã, desenvolvimento de potencialidades e autonomia, as crianças frequentavam a entidade no contratuno escolar e participavam de atividades lúdicas, culturais e esportivas com as variadas oficinas oferecidas de música, teatro, canto, informática.

Também eram realizados encontros com as famílias dessas crianças, para a discussão de temas como violência doméstica, trabalho infantil e planejamento familiar, além de receberem orientações sobre programas sociais, políticas públicas e encaminhamentos para a rede socioassistencial.

De acordo com o relatório 2013, as atividades executadas foram muito importantes para a construção de conhecimento, desenvolvimento de valores, cidadania, garantia dos direitos humanos e participação ativa.

Amanda Vicentini

 
 
 
   
 
 
copyright © unapmif