> APMIs em Ação  
  > Notícias Recentes  
  > Arquivo de Notícias  
 
 
 
// APMIs em Ação
 
16/06/2014
 

Relatório Assami 2013

Assami desenvolveu projetos para a melhoria de qualidade de vida e da educação das famílias em Erechim

Em Erechim, cidade do interior do Rio Grande do Sul, a Assami – Associação de Amparo à Maternidade e à Infância, filiada à UNAPMIF, trabalha desde 1943 na melhoria e edificação desse município. Com os olhos voltados principalmente para educação, uma das Metas do Desenvolvimento do Milênio, e também para a emancipação familiar, pretende até 2015, ser referência regional em Educação Infantil e desenvolvimento socioeconômico da família. Desenvolveu em 2013 abrangentes projetos pedagógicos e ações comunitárias, visando formação ampla e de qualidade para as crianças e os demais cidadãos.

Preocupados com os filhos de mulheres trabalhadoras, a Assami foi a responsável pela criação da primeira creche do município de Erechim em 1980, a Escola de Educação Infantil Tia Gelsumina. Hoje a Associação também é mantenedora da creche Mãezinha do Céu, e do Núcleo de Desenvolvimento Social da Família (NDSF), no bairro Progresso, um dos bairros mais carentes e populosos do município.

O Núcleo
 As ações do Núcleo de Desenvolvimento Social da Família são voltadas para a construção da paz, programa lançado no mundo todo pela Organização Mundial da Família (WFO), e estimulado pela UNAPMIF. O núcleo considera a família instituição base para a efetividade das políticas sociais, e atendeu em 2013 mais de 340 famílias.
A Assami executou suas atividades a partir de cinco ações centrais: geração de renda, capacitação profissional, autodesenvolvimento e cidadania, atendimento psicossocial e elaboração de estudo socioeconômico. Cada uma dessas ações era executada a partir de projetos específicos como cursos profissionalizantes, palestras e atendimentos psicológicos

Cada ação objetivou o melhoramento de demandas e problemas específicos de muitas famílias de Erechim. Essas ações proporcionaram troca de experiências, crescimento pessoal, empoderamento da mulher, desenvolvimento psicológico, intelectual, social e conscientização ambiental, propostas que contribuem para o melhoramento dos índices das Metas do Desenvolvimento do Milênio

Em 2013, a Assami representada pela jornalista Maria Lúcia Carraro, participou da Cúpula Mundial da Família, realizada em Berlim- Alemanha, e teve a oportunidade de ministrar a palestra “Uma História de Sucesso”, compartilhando as experiências e ações executadas no Núcleo de Desenvolvimento da Família.

A educação
As duas instituições educacionais mantidas pelas ASSAMI, a Escola de Educação Infantil Tia Gesumilda e a Creche Mãezinha do Céu, atenderam em 2013 mais de 320 alunos.  As escolas desenvolveram inúmeros projetos pedagógicos, enriquecendo e ampliando a educação destinada a essas crianças.

Os projetos abordaram temas como: autoconhecimento, higiene, alimentação saudável, folclore, identidade e diversidade cultural, meios de transporte e comunicação, meio ambiente e respeito aos animais.

As escolas funcionam em tempo integral e as crianças permanecem 10 horas diárias na instituição, recebem alimentação, cuidados de higiene e medicação quando necessário. Para melhor atender as crianças, a escola conta com duas enfermeiras, uma psicóloga e uma dentista.

Além das salas de aula, a Assami tem a intenção de incentivar momentos de interação e aprendizagem para as crianças e os pais.  Esse é o propósito do projeto do Favo Educativo, inaugurado em 2013. O local fica na sede administrativa da Assami, tem 100 metros quadrados e é dividido em favos, espaços lúdicos equipados com brinquedos e livros infantis. O favo Educativo tem uma biblioteca para estimular a leitura de livros e uma videoteca para a exibição de filmes.

A Assami tem como filosofia de educação, a construção do homem integral, pois é na infância que se encontram as potencialidades do ser humano.  Baseados na frase “De criança a gente entende”, objetivam proporcionar às crianças vivências, experiências de vida, valores culturais e dar liberdade para a expressão e a atuação social no mundo.



 
 
 
   
 
 
copyright © unapmif