Erradicar a pobreza extrema para todas as pessoas em todos os lugares, atualmente medido como pessoas vivendo com menos de US $ 1,25 por dia.
Reduzir pelo menos pela metade a proporção de homens, mulheres e crianças de todas as idades vivendo na pobreza em todas as suas dimensões, de acordo com as definições nacionais.
Implementar sistemas e medidas de proteção social nacionalmente apropriados para todos, incluindo pisos, e alcançar uma cobertura substancial dos pobres e vulneráveis.
Garantir que todos os homens e mulheres, em particular os pobres e os vulneráveis, tenham direitos iguais aos recursos econômicos, bem como acesso aos serviços básicos, propriedade e controle sobre a terra e outras formas de propriedade, herança, recursos naturais, novos serviços tecnológicos e financeiros adequados, incluindo o microfinanciamento.
Construir a resiliência dos pobres e aqueles em situações vulneráveis e reduzir sua exposição e vulnerabilidade a eventos extremos relacionados ao clima e outros choques econômicos, sociais, ambientais e desastres.
Assegurar a mobilização significativa de recursos de uma variedade de fontes, inclusive através do reforço da cooperação para o desenvolvimento, a fim de fornecer meios adequados e previsíveis para os países em desenvolvimento, em particular os países menos desenvolvidos, implementarem programas e políticas para acabar com a pobreza em todas as suas dimensões.
Criar estruturas políticas sólidas nos níveis nacional, regional e internacional, com base em estratégias de desenvolvimento favoráveis aos pobres e sensíveis ao gênero, para apoiar o investimento acelerado em ações de erradicação da pobreza.